DIY - Faça Você Mesmo


- Faça Você Mesmo seu Filtro Canister:

Olá amigos do blog Aquarismo - Hobby e Paixão, hoje nós vamos falar aqui sobre a pratica do "faça você mesmo" que é uma pratica onde o aquarista realiza pequenos projetos para implementar em seu aquário.
Essa pratica é muito eficiente, mas lembre-se antes de fazer um projeto analise sua verdadeira necessidade, pense nele semanas antes de construí-lo, faça esboços, desenhos, rabisque papeis, pense, peça ajuda à pessoas mais experientes no assunto, para que possam te passar uma idéia mais ampla do projeto.
Mas lembre-se, uma das virtudes do "faça você mesmo" é o custo benefício baixo, pois tudo que é muito economizado pode trazer problemas e assim você terá de gastar mais e se incomodar no futuro e também o projeto não pode ser caro de mais pois as vezes vale mais a pena comprar os produtos industrializados  mas nunca desanime pois o que vale é a experiência.
Bom depois desse texto vou começar a mostrar o filtro que eu fiz, ele é ótimo para o aquário em que eu o instalei.



O que você vai precisar:
- 1 cano de PVC de 100mm
- 2 tampas de vedação
- 2 borrachas de vedação
- 3 prensa-cabos
- 1 bomba submersa (aquelas usadas em filtro de fundo)
-  mangueira transparente
- veda rosca
- cola de silicone
- 2 grelhas redondas de 100 (opcional)

Onde você pode encontrar esses produtos:
O cano, as tampas, as borrachas, grelhas, o veda rosca e a cola de silicone são facilmente encontradas em lojas de materias de construção, as vezes dependendo da loja você pode encontrar tudo isso no mesmo local. A mangueira é encontrada em lojas de aquarismo e a bomba também, recomendo que o cano você compre no tamanho que você precise mas tem lojas que não vendem menos de meio metro que foi o meu caso. Os prensa-cabos são os mais difíceis de serem encontrados, pelo menos em minha cidade. Acabei encontrado os meus em uma loja de eletrônicos.


Montagem.
A montagem é simples, pegue o cano corte no tamanho desejado , mais ou menos 30cm de comprimento. Faça um furo na parte inferior (esse furo poderá ser feito com uma faca quente), pegue uma das tampas e vedações e coloque na parte inferior (abaixo do furo), essa tampa precisará ficar bem fixa para não vazar água. Pegue a outra tampa que sobrou, e nessa precisará ter dois furos, um para o cabo da bomba e outro para a mangueira de saída de água.

Após feito os furos, é hora de colocar os prensa-cabos, para isso será preciso usar o veda-rosca e a cola de silicone (abuse do veda-rosca) e a cola deve ser passada em volta do prensa-cabo pelo lado de fora para uma maior fixação e impermeabilidade, ou seja, não vazar aguá. Depois de tudo feito, é hora de colocar as mangueiras e a bomba submersa. A mangueira inferior é só colocada e prensada fortemente pelo prensa-cabo, a mangueira superior (tampa) têm que ser colocada na saída de ar da bomba submersa e passada pelo prensa cabo (fazendo com que a bomba fique dentro da tampa).















Provavelmente o cabo de energia da bomba terá que ser cortado para passar pelo prensa-cabo, isso precisa ser feito com cuidado, e de uma maneira que será possível religar com a outra ponta após ser colocada. Esse corte é melhor ser feito perto da ponteira, e após isso deve ser bem isolada com o uso de uma fita isolante. Outra maneira a ser feita é comprando uma ponteira de luz com parafuso, onde só precisará fazer o corte da ponteira antiga e depois ligando seus fios na ponteira nova.
Agora se for de sua preferência coloque uma das grelhas dentro do cano, coloque as mídias filtrantes de acordo com sua escolha (eu coloquei um saquinho com cerâmicas, outro saquinho com carvão ativado e por ultimo perlon) e outra grelha acima das mídias filtrantes. Encha o cano com água do aquario, feche o cano (não precisa ser com a vedação, pois essa tampa será retirada sempre que for preciso fazer a manutenção) e ligue a bomba na tomada (lembrando que o cano deve estar no mesmo nível do aquário para não subir muita água e vazar).

                                                              
Informações sobre o filtro:Os filtros feitos em casa são ótimos, mas possuem um defeito: manutenção.
Precisa ser feito  uma manutenção periódica, lavando suas mídias filtrantes e trocando-as quando necessárias.
Deixe sempre o filtro na altura de seu aquário (em cima do mesmo apoio que tiver o seu aquário) para que não haja vazamentos.



No mais boa sorte à todos, e qualquer dúvida entre em contato conosco por meio de comentários, ou em qualquer das redes sociais do Aquarismo Hobby e Paixão. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...