Plantas

Ao introduzir novas plantas no aquário é necessário a desinfecção e também a limpeza e poda de raízes. Como em um aquário equilibrado as plantas crescem constantemente, a poda das partes com crescimento excessivo e a retirada das folhas velhas devem ser periódicas. O intervalo entre estas práticas varia muito com as condições particulares de cada aquário. Plantas de fácil propagação vegetativa como a Cabomba, Elodea, Ludwigia ou Higrófila permitem o aproveitamento das partes podadas para novas mudas, pois enraízam-se facilmente. Já plantas como a Valisnéria, Echinodorus, Sagitária ou Cryptocoryne devem ser mantidas enraizadas, podando-se as pontas envelhecidas e retirando-se as folhas velhas.
Por mais bem equilibrado que esteja o aquário, ele jamais atingirá o complexo equilíbrado de nutrientes existente na natureza. Portanto, as plantas aquáticas de seu aquário necessitam receber periodicamente um suprimento de nutrientes para seu desenvolvimento exuberante. Assim sendo suas plantas crescerão fortes e saudáveis.

Conheça Algumas Plantas


Nome comum: Cabomba
Nome científico: Cabomba aquatica
Exigência em luz: Alta
Temperatura da água: 0 - 28 ºC
Altura: Até 40 cm
Uso no aquário: Plantada em grupos no meio ou no fundo. Cresce bastante e pode ser podada. Ideal para desova de várias espécies de peixe.
   


Nome comum: Elodea
Nome científico: Elodea densa
Exigência em luz: Média
Temperatura da água: 0 - 28 ºC
Altura: Até 60 cm ou mais
Uso no aquário: Plantada em grupos no meio ou no fundo. Crescimento rápido, cerca de 10 cm por semana.




  Nome comum: Amazonense
Nome científico: Echinodorus bleheri
Exigência em luz: Média
Temperatura da água: 22 - 28 ºC
Altura: Até 60 cm
Uso no aquário: Possui folhas grandes, sendo ideal para aquários maiores. Produz em média uma folha por semana. As plantas maduras podem contar com até 40 folhas. Exigente em nutrientes.             


Nome comum: Criptocorine
Nome científico: Cryptocoryne sp
Exigência em luz: Baixa
Temperatura da água: 22 - 28 ºC
Altura: 25 cm
Uso no aquário: Plantada em grupos na parte dianteira do aquário. De folhas estreitas e pecíolo longo de cor marrom esverdeado. Adequada para aquários com Ciclídeos.
   

Nome comum: Ludwigia
Nome científico: Ludwigia arcuata
Exigência em luz: Alta
Temperatura da água: 22 - 28 ºC
Altura: Até 40 cm
Uso no aquário: Planta de folhas opostas que pode adquirir coloração avermelhada por abundância de nutrientes. Cresce cerca de 10 cm por mês e deve ser plantada em grupos no meio do aquário
   


Nome comum: Bacopa
Nome científico: Bacopa amplexicaulis
Exigência em luz: Média
Temperatura da água: 0 - 22 ºC
Altura: Até 40 cm
Uso no aquário: Plantada em grupos por todo o aquário. Planta caulescente com finas folhas verticiladas. Quando cresce até a superfície produz pequenas flores azuladas.
   


Nome comum: Valisnéria
Nome científico: Vallisneria gigantea
Exigência em luz: Média
Temperatura da água: 0 - 28 ºC
Altura: Até um metro
Uso no aquário: Planta de folhas longas e resistentes. Adequada para aquários com Ciclídeos. Pouco exigente em nutrientes, cresce muito e deve ser usada na parte posterior do aquário.
 
Nome comum: Sagitária
Nome científico: Sagittaria plathyphyla
Exigência em luz: Média / Alta
Temperatura da água: 22 - 28 ºC
Altura: Até 15 cm
Uso no aquário: Planta com folhas lanceoladas de 3 cm de largura e cerca de 20 cm de comprimento. Plantada em grupos na região anterior e central do aquário, é capaz de fechar o fundo.



Nome comum: Higrófila
Nome científico: Hygrophila polysperma
Exigência em luz: Média
Temperatura da água: 0 - 28 ºC
Altura: 40 a 50 cm
Uso no aquário: Planta caulescente com pequenas folhas ovaladas, de crescimento rápido. Pode ser plantada em qualquer região do aquário.

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Seu blog esta perfeito, sem muitas distrações e fácil de encontrar as informações q procuramos. parabéns!