quarta-feira, 27 de outubro de 2010

- Como Tratar o Húmus de Minhoca

Quando entram em contato com as belas fotos de aquários plantados disponíveis na Internet, muitos aquaristas se convencem de que precisam de um plantado em casa. Contudo, para oferecer condições adequadas as plantas, é necessário entre outras coisas, uma boa camada fértil, de onde as plantas irão retirar os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

       Aí começa a busca pelo melhor substrato. Nesse ponto, muitos ficam receosos ou um tanto assustados com os valores de diversos substratos industrializados disponíveis no mercado. Para encontrar uma alternativa aos substratos industrializados, que fosse mais barata e da mesma forma eficaz, foi desenvolvida uma técnica de tratamento do Húmus de minhoca, já que a carga de nutrientes desse material é muito grande.

      Este tratamento é feito para diminuir a carga biológica encontrada nesse tipo de material. Testes realizados com o húmus depois do tratamento indicaram que a capacidade nutricional do húmus permanecia em níveis mais do que satisfatórios.

      O tratamento serve para eliminar colônias de bactérias que podem gerar bolsões de gás no substrato. Esses bolsões com o tempo se depreendem do fundo e carregam para a coluna d’água excesso de nutrientes que, por fim, ocasiona um BOOM de algas.

O tratamento do húmus consiste basicamente em realizar: Lavagem à Fervura

1° passo: Colocar o Húmus em um recipiente para realizar sucessivas lavagens com o fim de eliminar cascas, pedaços de madeira, pedras, etc.. Todo material que não seja húmus deve ser eliminado.

2° passo
: Ferver! Em um recipiente de metal, coloca-se o húmus de minhoca, acrescenta-se a água até cobrir o húmus com cerca de 4cm de água. O recipiente deve ter alguma altura, já que o material deve levantar fervura. Tempo de fervura: 10-15 minutos. Nesse ponto, pode-se deixá-lo esfriar um pouco e utilizá-lo imediatamente no aquário.

3° passo: Secagem. Depois de terminar de ferver o húmus, leva-se o material para secar ao sol ou mesmo em um forno. Depois de seco, ele pode ser armazenado. 
  • Quanto húmus vou usar para compor o substrato do aquário: calcula-se cerca de 1-2Kg de húmus tratado para cada 50 litros.
  • O húmus precisa ser acrescido de alguma coisa a mais ou apenas o húmus oferece todos os nutrientes? Ele vai precisar ainda de laterita. se for da concentrada, 100gr para cada 50L. Se for laterita em cascalho, 1kg para cada 50L.
Além disso,o húmus pode ser utilizado em conjunto com alguns outros substratos. Um exemplo, são as bolinhas coloridas da Azoo.

Nenhum comentário: