sexta-feira, 1 de outubro de 2010

- Cuidando bem do seu Betta

Um pouco sobre o Betta:

 O Betta é um peixe originário do sudeste asiático da família Osphronemidae. No Brasil é conhecido como Betta Splends, ou como peixe de briga ou ainda combatente em Portugal, devido a sua agressividade com machos da mesma espécie. Fêmeas também se tornam agressivas em aquários pequenos, quando há muitas delas, pois uma assume o papel de dominante e parte à agredir as demais.
Na sua forma selvagem os Bettas apresentam cores discretas, com alguns tons de vermelho e azul nas barbatanas, que se confundem com o meio ambiente. São menores e menos agressivos que os reproduzidos em criadouros. Na natureza são encontrados em arrozais, charcos, pântanos e pequenos lagos. O sistema social dessa espécie e territorial e mais ainda na época de reprodução. Durante essa época os machos "fazem ninhos de bolhas" que eles próprios constroem e mantem, As fêmeas visitam os machos que as cortejam até essas liberarem os ovos. Em seguida e após a fertilização, os machos colocam os ovos no ninho e expulsam as fêmeas do seu território.



Escolhendo uma Beteira:
O Betta bem cuidado vive cerca de 3 a 4 anos. Os Bettas podem viver bem em qualquer tipo de aquário, no entanto o tamanhoideal é de 2 litros, para que possam nadar com mais liberdade e até se exercitar, além de terem uma melhor qualidade de água por mais tempo. Escolha a beteira, coloque um dedo de cascalho no fundo e uma plantinha artificial para decoração e abrigo. Pequenas rochas e enfeites artificiais também são bem vindos.
Plantas naturais (como élodeas, cabombas, rabo de raposa e musgo de java) também são legais e proporcionam uma melhor qualidade da água. Lembre-se que para isso o ideal é ter uma iluminação na beteira, pois sem luz as plantas naturais morrem facilmente.
Importante: nunca coloqye nada proveniente do mar.
Ex.: areia, conchas, rochas, etc.



A água :
O pH ideal é neutro (7.0) ou podendo variar de 6.8 a 7.2, e a temperatura ideal deve estar entre 24 e 28 ºC. Use um mini aquecedor próprio para beteiras de 1 a 2 Watts, encontrados facilmente em lojas de aquários, e um termomêtro para saber a temperatura constantemente. Oscilações de temperaturas ou quedas bruscas de pH podem gerar mal estar súbito nos bettas e causar doenças.
A melhor água a ser usada na beteira é a água de torneira, que ja está totalmente livre de doenças e parasitas. Basta criar condições para que o Betta viva com saúde e vigor.
Existem medicamentos como o Betta Basic da Seachem que é ideal para beteiras, pois além de remover instantâneamente elementos químicos nocivos, como Cloro, Cloramina e Amônia, ajusta o pH em 7.0 e o mantém assim até a próxima troca de água.


A escolha do Betta :
Quando for adquirir seu Betta, escolha sempre aqueles que tenham as cores mais brilhantes, estejam se alimentando bem, não tenham nenhum sinal de briga ou machucados e todo o copo esteja perfeito, sem falta de nenhuma partezinha.
Você pode encontrar nas lojas especializadas algumas esécies diferentes e raras, com cores, tamanhos e caudas diferentes.
Com a beteira pronta, coloque metade da agua do saquinho em que o Betta veio da loja. Com a redinha especial para peixes, pegue-o e coloque-o na beteira. A parte num recepiente limpo prepare a água de torneira e complete então o nível de água da beteira, um pouco a cada 5 minutos, para que não haja choque de pH e temperatura.


Alimentação :
Ofereça ao seu Betta sempre a melhor ração. Essa ração pode ser em flocos ou granulada, mas nunca grande demais ou dura para a boca do peixe. Algumas doenças são certamente causadas por uma má alimentação.
Alimente-o no mínimo 2 vezes ao dia com pequenas pitadas. Evite sobras que irão alterar a qualidade da água.

Manutenção da Beteira :
Para a manutenção ideal, siga os seguintes passos:
 - Troque metade da água de 7 à 10 dias, ou sempre que estiver turva.
 - Coloque metade da água da beteira em um recipiente plástico de uso exclusivo para isso, pegue o Betta e coloque-o nesse recipiente.
 - Lave bem a beteira, o cascalho e a decoração, somente com água corrente.
 - Na beteira coloque metade da água preparada e livre de cloro e de outras substâncias nocivas aos peixes, e ajeite a decoração.
 - Com cuidado despeje a água separada no recipiente plástico com o Betta, deixando sempre 2 dedos abaixo da borda e nunca se esqueça de colocar a tampa.


Com todos esses cuidados com certeza o seu Betta viverá por muito tempo. Uma boa manutenção da beteira, uma boa alimentação fará do seu Betta um peixe muito feliz.


2 comentários:

Unknown disse...

dahora, e o mais impressionante, é que a minha tia tem um beta a 3 anos, ele vive num aquario piqueno, com aqelas pedrinhas coloridas no fundo, nenhuma planta, e ela troca toda a agua do aquario, e nao tem nenhum tipo de termometro nem nada kkk

Michelle Cristina disse...

Pois é Patrick, os bettas são peixes resistentes e faceis de se manter. São peixes mais solitários porém tem todo seu charme e beleza. Eu tenho um betta aqui em casa e nossa sou paixonada nele... rsrs