quarta-feira, 24 de agosto de 2011

- Conheça novo Aquário de São Paulo, com mais de 1 milhão de litros

A cidade de São Paulo ganha o maior oceanário da América do Sul, contemplando mais de 1 milhão de litros de água salgada


Desde 04 de Julho de 2008, o Aquário de São Paulo, o primeiro temático da América do Sul e que comemora seu segundo ano de funcionamento, reabriu suas portas totalmente reformulado, com a inauguração de novas alas e atrações, através de um empreendimento ousado e repleto de criatividade.

Mais de 1 milhão de litros de água do mar
Com uma nova construção que o qualifica como o maior oceanário da América do Sul, o aquário paulistano apresenta novas atrações, como os tubarões de mar aberto. Esses gigantes nadarão livremente em uma cabine subaquática com enormes acrílicos transparentes nas paredes e teto, que levará o visitante à sensação de se encontrar no fundo do mar.


Curiosidade deste recinto: Placas acrílicas inéditas no Brasil
Quem visita o novo Aquário de São Paulo, com grandes vitrines acrílicas em mais de 500 metros de comprimento e que acabam com o antigo conceito de "janelas com peixes", não faz idéia da dificuldade que isso representou tendo em vista que não existe tecnologia do ramo no Brasil. Isso obrigou os profissionais da área técnica a buscar no exterior o know-how dos poucos países que fabricam acrílico de alta resistência à pressão exercida pelo enorme volume de litros dos tanques oceânicos. Assim, em parceria com as indústrias brasileiras, foi desenvolvido em São Paulo, placas acrílicas de transparência incrível apesar das espessuras de até 15cm e que garantem total segurança e perfeita visão para o público visitante.


Cenografia
Além da marca registrada de pioneirismo na tematização cenográfica, o novo Aquário de São Paulo apresenta uma cenografia que surpreenderá seus visitantes. Lá serão encontrados em tamanho natural, réplicas cenográficas do interior de um submarino da época da Segunda Guerra Mundial, um navio naufragado e a paisagem gelada dos pólos. Os animais áudio-animatrônicos também estarão presentes, como movimentos característicos e com o máximo de realismo.

O novo edifício contempla ainda uma nova e sofisticada fachada externa do prédio com vidros espelhados azuis e um moderno hall de entrada, com amplo projeto paisagístico que reúne jardins internos e fontes.


Como será a visita
Ao termino do setor de água doce, onde foram visitados peixes e animais provenientes em sua maioria do Pantanal e da Selva Amazônica, o visitante entra no corredor de tanques de água salgada e encontrará as seguintes atrações:

O MANGUE:
uma reprodução autêntica desse meio ambiente que caracteriza o litoral paulista, principalmente a cidade de Cubatão. Estão presentes bagres de água salgada, caranguejos de cor vermelha que chegam a subir em árvores, siris azuis e outros peixes como a tainha e o parati que procuram o local para desova. As árvores típicas desse local, que conseguiram sobreviver na água salobra, eliminando o sal através de suas folhas, também estão presentes nesse tanque.


PRAIA:
Um trapiche de embarque de barcos que se inicia no corredor e adentra o tanque, serve de abrigo aos peixes que vivem nessa zona de ondas do litoral brasileiro.


COSTÃO ROCHOSO:
Este tanque reproduz com realidade um costão de pedras chamado de "quebra mar", onde as ondas se chocam com a costa. Inúmeras espécies de peixes e algas tem esse local como seu habitat.


PREDADOR:
Ao se aproximar desse local, o visitante acionará um mecanismo eletrônico, que lhe mostrará "O PIOR PREDADOR DO PLANETA".

Réplica de um submarino da 2ª Guerra Mundial, hipoteticamente afundado e adernado após colidir com um navio

SUBMARINO:
Uma réplica de um submarino da 2ª Guerra Mundial, hipoteticamente afundado e adernado após colidir com um navio, leva o visitante diretamente ao "fundo do mar" no interior do casco de um navio naufragado. Através de visores gigantes e tetos transparentes, o visitante terá a exata sensação de estar em um naufrágio, com tubarões nadando em sua volta e sobre suas cabeças. Essa tematização é inédita em todo o mundo e foi desenvolvida tecnicamente pelo setor de criação do aquário com o apoio de indústrias nacionais, que criaram condições ideais de transparência e resistência aos altos níveis de pressão exercida por mais de 1 milhão de litros de água salgada.


CORREDOR TROPICAL:
Nesse local as crianças conhecerão o polvo, a enguia, peixes super coloridos dos corais e o "peixe palhaço", chamado de "Nemo" num recente filme infantil de grande sucesso.

Em seguida, o visitante terá duas opções de percurso. À direita, conhecerá o Novo Vale dos Dinossauros, com bonecos áudio-animatrônicos em tamanhos naturais e em seguida bonecos também com movimentos que demonstram a evolução da raça humana. Se mantendo em frente, entrará em uma caverna de gelo, onde um simpático Leão Marinho dará as boas vindas ao Pólo Sul. Nesse setor, os visitantes conhecerão os Pingüins de Magalhães, que estão presentes na Patagônia Chilena, Argentina e Ilhas Malvinas, e entrarão em uma reprodução da Estação Polar Brasileira - Comandante Ferraz, que mostra como os técnicos e cientistas trabalham em vivem nesse ambiente.
Ainda esperam pelo visitante uma loja de souvenirs, praça de alimentação, o Viveiro Gigante de Aves, Cinema 3D e o museu de fósseis.
O Aquário de São Paulo nasceu com base na educação ambiental, e assim como na primeira fase estão presentes monitores de educação ambiental. Desta forma o visitante continuará recebendo noções de meio ambiente e informações sobre a contaminação de rios e dos oceanos e o risco que correm os animais.


Fonte: http://www.aquaol.com.br/artigos/003.php



Aquarismo Hobby e Paixão

Nenhum comentário: