domingo, 4 de setembro de 2011

- O que Saber na Hora de Comprar Peixes?

O momento mais prazeroso para qualquer aquarista é quando compra seus peixes.



  "Você acorda, coloca uma roupa para o sábado e vai direto para uma loja de aquários. Ao chegar lá, depara-se com uma infinidade de peixes, nas mais variadas cores e tamanhos e todos muito convidativos.
  Daí você simplismente pede ao atendente que separe 5 vermelhinhos, 3 amarelinhos, 2 listradinhos e 2 azuilzinhos, e recomenda que ele escolha os maiores. Depois volta para casa feliz da vida, e ja começa a pensar em nomes para seus peixes recém comprados.
  Chegando em casa você solta seus peixes no aquário e nota que alguns se escondem, outros parecem estar assustados, outros ja parecem estar mais à vontade, fuçando no fundo do aqua e explorando o ambiente novo. Já no dia seguinte, tudo em ordem mais, tem dois listradinhos que parecem perseguir os demais. Alguns já apresentam caudas ligeiramente picadas, mas no geral tudo em ordem.
  No terceiro dia você nota que algo não vai bem. Os listradinhos agora infernizam os outros peixes e alguns apresentam sinais que não estão muito bem. Cores opacas, nadadeiras fechadas, caudas corroídas. Já no quarto dia, um peixinho azul aparece morto, e o outro esta de barriga pra cima no fundo do aquário. Os demais peixes estão com pintinhas brancas, e um tufo parecendo com algodão na barbatana dorsal, outros estão literalmente sem rabo, pois os listradinhos detonaram eles.
  No quinto dia o escândalo é maior. Você levanta para alimentar seus peixes e nota que mais peixes morreram, e o cheiro da água não está muito agradável, nem os listradinhos estão com força para atormentar os outros peixinhos. Você então tira os mortos, joga-os no lixo e volta à loja comprar mais peixes.
  Chega na loja e escolhe mais peixes e novamente volta pra casa satisfeito. Chegando em casa faz o mesmo que tinha feito na outra semana e como consequência acontece o mesmo ritual de perseguições e mortes."
 
Bom isso é o que acontece com a maioria dos recém aquaristas. Por falta de informações acabam adquirindo peixes doentes, ou até mesmo peixes incompátiveis fazendo assim seu aquário se tornar um verdadeiro apocalipse. E com isso cerca de 80% dos aquaristas acabam desistindo do seu aquário logo na primeiras semanas.

É IMPORTANTE: O mais importante é deixar o aquário sem peixes pelo maior tempo possível. O ideal é esperar cerca de 30 dias. É dificil aguentar a vontade de povoar logo seu aquário mais você deve entender que primeiro é preciso criar um ambiente biológico para seu aquário sobreviver.

NÃO COMPRE PEIXES COMO QUEM COMPRA DOCES:
  Parece até brincadeira mais a maioria dos aquaristas compram peixes como se comprassem doces ou plantas, esquecendo-se de que são seres vivos e de que precisam de um ambiente adequado para viver.
  Enquanto espera seu aquário equilibrar-se, procure pesquisar sobre as espécies que mais lhe agrada. Pesquise seu pH, temperatura adequada, se é pacifico ou não e qual o tipo de alimentação. E quando for comprar peixes não compre tudo de uma unica vez. Vá com cuidado... compre de 2 à 4 peixes e vá fazendo assim semanalmente. Isso permitirá você ter um maior controle caso aconteça algum problema com teu aquário como uma manifestação de alguma doença ou até mesmo de algas. Os riscos de uma catástrofe quando se coloca peixes gradativamente é absolutamente menor.

  Sempre que for à loja fazer nova compra de peixes, leve com você uma lista dos peixes já existentes em seu aquário. Assim fica mais fácil identificar outras espécies compátiveis com os teus e assim evitar brigas. O fato dos peixes brigarem entre sí não é o unico fator que deve ser levado em conta ao procurar peixes para adquirir. Você deve tomar nota do pH, comportamento, agressividade.

Exemplo 1: Discos e Kinguios raramente brigariam entre si. Mas Discos são peixes de agua ácida, quente e absolutamente limpa, já os Kinguios são peixes de água alcalina, fria e por causa de seus hábitos alimentares se tornam muito sujões. Portanto seria completamente loucura manter essas duas espécies juntas.

Exemplo 2: Ramirezis e Dânios tampouco brigariam, mas os Dânios são peixes muito ativos e ágeis. Sendo assim ao colocar alimento eles acabariam com a comida em segundos, enquanto os Ramirezis são peixes lentos e poderiam acabar morrendo de fome quando colocados juntamente com peixes ativos.

  Não compre peixes em lojas que não se preocupam com eles: Há lojas que possuem aquários limpos, alimentam os peixes com rações de qualidade, possuem um sistema saudável de captura e soltura, cuidam para não deixarem peixes mortas à mostra na loja, interditam aquários onde há problema de doenças e mantêm seus funcionários treinados e atualizados para responder as perguntas de qualquer aquarista. Essas lojas podem até vender seus peixes mais caros que nas outras mas, você estará pagando um preço muito barato vendo que é um peixe de qualidade.
  Não há nada pior que comprar um peixe contaminado e colocá-lo em seu aquário já estabilizado. Não temos garantia nenhuma que TODOS os peixes são saudáveis em determinadas lojas, mas os riscos são infinitamente menores em lojas bem cuidadas.

  Não mantenha mais peixes que seu aquário é capaz de suportar: A beleza de um aquário está no conjunto e, não na quantidade de peixes. Aquários abarrotados, além de serem feios, não são saudáveis. O problema mais frequente é com pH ácido, excesso de sujeira fazendo assim o nivel de amônia triplicar fazendo com que os peixes possam se tornar mais agressivos, e também ficarem doentes.
 O ideal para peixes tropicais é 1cm de peixe por litro d'água, e Kinguis e Carpas 1 cm de peixe para cada 4 litros d'água.

  Peixes com características especiais: Discos e Neons, Ciclídeos Americanos e Africanos, Kinguios e Carpas possuem características especiais, devendo ser respeitadas pelos aquaristas. Se desejar ter em seu aquário qualquer um desses peices, é extremamente recomendável conversar com lojistas, com pessoas mais experiêntes para depois não ter surpresas desagradáveis posteriormente. Nosso exemplo será com Discos e Neons.
 Ao contrário que muitos imaginam, não são tão sensíveis e não morrem à toa, mas necessitam de um ambiente bem definido para que vivam bem e permaneçam fortes e saudáveis. Simplismente colocar um Disco ou um Neonem um aquário com Espadas, Platys e Barbus pode não dar nada certo. Via de regra, são peixes muito terrítoriais, que podem se tornar absurdamente agressivos em um aquário e exterminar outros peixes em questão de dias.

  Pergunte e Pesquise antes de comprar: Na dúvida, pergunte... pesquise. Analise os prós e os contras e não deixe seu ímpeto consumista tomar as decisões por você. Lembre-se do óbvio: peixes são seres vivos. Tão vivos quanto cães, gatos e você. Perder um peixe por defeito genético, por uma doença desconhecida ou algo do tipo é perdoável. Mas perdê-los por irresponsábilidade, não! Portanto, sempre pergunte antes e compre depois e nunca ao contrário.

   Mais é claro que nada disso funcionará caso seu aquário já estiver ruim. Não adianta você tentar reparar o erro da metade. Você deve começar certo para terminar certo.
   Não existe nenhuma receita para se criar peixes, cada aquarista têm a sua maneira. Mas o correto é você respeitar as necessidades de cada espécie em sí. Você não gostaria de viver em um ambiente que não lhe fosse propício não é? Pois assim também são nossos peixes.
  Se você manter a calma, esperar seu aquário estabilizar, usar esse tempo para estudar e montar um guia próprio sobre especimes e suas necessidades você com certeza será um aquarista de sucesso.
  No mais vale lembrar que muitos lojistas não estão do nosso lado... o que ele quer é apenas vender sem ao menos saber se o peixe está saudável ou o que causou sua morte. Por isso, dê preferência a lojas conhecidas, que tenham um movimento bom de aquaristas, que realmente se preocupa com os peixes e inclusive com você mesmo e seu aquário.

  Espero ter ajudado a mostrar o que realmente é o aquarismo. Não é apenas uma brincadeira, e sim um hobby que lida com vida de verdade.
  Boa sorte com seu aquário... !




Aquarismo Hobby e Paixão

2 comentários:

paulo ricardo de mello disse...

olá à todos do blog. sou louco por aquários, fico horas o observando. resolvi comprar e, assim como muitos aquaristas de primeira viagem, perdi muitos peixes pela inexperiência. perdi peixes como colisa, mato-grosso, cruzeiro do sul, molinésia, espadas... tempos depois descobri que as mortes se deram ao eu tentar fazer aquário comunitários com espécies imcompatíveis. agora aprendi muitas coisas pesquisando na net. mas logo, preciso de ajuda. agluém aí sabe me dizer como faço pra saber a diferença entre agua alcalina e ácida? desde já agradeço,
abraço!

paulo ricardo de mello disse...

alguém por favor, poste mais notícias, não deixem esse blog morrer! é muito bom e explicativo, me ajudou um monte!