domingo, 17 de outubro de 2010

- Ecologia de um Aquário Ornamental

Um ecossistema é um sistema fechado, que se mantém por si próprio através da interação entre seus componentes. O aquário não funciona exatamente como um sistema ecológico fechado, pois para que ele se mantenha, é necessário introduzir comida, fazer uma limpeza periódica do fundo, eventualmente trocar água e possivelmente usar um sistema de filtragem, e até aquecer artificialmente a água. Mesmo assim, um dos o objetivos do hobbysta é conseguir atingir um equilíbrio do sistema.
Um aquário montado, com filtro biológico sob uma camada de cascalho no fundo, algumas plantas e peixes, apresenta ciclos de decomposição e utilização de elementos químicos produzidos dentro do sistema, como o próprio oxigênio e os compostos nitrogenados, que atingem um equilíbrio em um aquário estabilizado.
No caso dos compostos nitrogenados, a alimentação faz com que os peixes dejetem, o que introduz na água amônia (tóxica), que induz a fixação de bactérias na camada do fundo, que vão se alimentar dessa, transformando-a em nitrito, que estimulará outro tipo de bactéria a se fixar, que por sua vez transformará o nitrito em nitrato, que vai se acumulando na água, sendo utilizado em muito pequenas quantidades pelas plantas, que por sua vez são comidas por alguns peixes. Como a utilização do nitrato é muito menor que sua produção, esse vai sendo acumulado na água. Uma das funções das trocas de água no aquário é a remoção do excesso de nitrato. É fato que uma grande concentração de nitrato na água faz diminuir até parar o crescimento das plantas, e é especulado que também seja prejudicial aos peixes.




NITRIFICAÇÃO:
É o processo de funcionamento do ciclo do nitrogênio. A amônia é gerada pelos organismos vivos. Esta é transformada em nitrito por bactérias. O nitrito é menos tóxico, mas ainda é uma ameaça. Este é transformado em nitrato. O nitrato é bem menos tóxico e é uma espécie de fertilizante para as plantas, mas ainda assim é tóxico e deve ser retirado do aquário.

AMÔNIA:
É a primeira etapa do ciclo do nitrogênio em aquários. A amônia é produto dos dejetos dos peixes e de organismos mortos. É letal para os peixes, devendo ser evitada e sempre controlada.

NITRITO:
NO2, o segundo estágio do ciclo do nitrogênio. É menos tóxico que a amônia e é transformado em nitrato por bactérias.
NITRATO: NO3, o último estágio do ciclo do nitrogênio em aquários. É bem menos tóxico que amônia e nitritos, mas ainda assim deve ser retirado do aquário.

Nenhum comentário: