terça-feira, 7 de dezembro de 2010

- Algas Petecas


Anúbia antes do tratamento
                                          Anúbia depois do tratamento
 


Causas das algas petecas em aquários
A razão mais provável para o aparecimento das algas petecas e a introdução das mesmas através de plantas contaminadas ou de um saco de peixes vindo de uma loja com algas petecas. Elas pode vir em pequenos filamentos (esporos) na água ou, talvez, no tubo digestivo de peixes. Uma vez depositadas em um ambiente adequado, elas podem se estabelecer.
O surgimento das mesmas devido ao tipo de substrato (areia, basalto, etc) não foi confirmado até hoje, salvo exceções, por exemplo um substrato vindo de um aquário contaminado.

Eliminar as algas antes de ela contaminar o aquário
Em primeiro lugar, o aquarista pode e deve evitar a introdução de algas petecas em um aquário. Isso é mais importante se algas petecas forem visíveis na loja aonde compramos peixes e plantas. A contaminação através de plantas é muito provável, mesmo que a alga não seja claramente visível. Nestas situações, uma sugestão é "desinfetar" as plantas para matar as algas.
Também é muito importante evitar usar ou misturar qualquer água proveniente de uma loja ou amigo, o ideal e quarentenar o novo peixe por alguns dias até que seu sistema digestivo esteja limpo.
A remoção de folhas infectadas é uma boa idéia. Em muitos casos retirando algumas folhas mais velhas ajuda a reduzir o choque de ter que replantar
No caso de plantas de crescimento lento como Anúbias terem sido afetadas, todas as folhas podem estar cobertas e torna-se impraticável remover as partes infectadas
Embora o que estou prestes a sugerir possa parecer um pouco drástico ou potencialmente nocivo, na verdade é muito seguro e muito eficaz, pois evita também a necessidade de remover qualquer folhas: o uso de água sanitária!

Atenção, isto é deve ser feito num recipiente, vasilha, pote de sorvete, balde, e não no aquário!

Tratar durante 2 a 3 minutos numa solução de 19 partes de água para 1 parte de água sanitária. Você pode usar uma de marca (kboa por exemplo) ou genérica mesmo, desde que ela não possua aromatizantes (limão por exemplo).
Coloque a planta na solução (incluindo uma que é totalmente coberta com algas), e gentilmente mexer a solução para garantir uma boa cobertura.
As plantas de folhas finas são as mais sensíveis e devem ficar no máximo 2 minutos, enquanto que a plantas de folhas grossas, como as anúbias pode podem ficar até 3 minutos.
Em seguida, lave a planta imediatamente em água limpa e corrente. Eu normalmente têm um balde com água limpa pronta, junto com um anticloro daqueles mais baratos, eu tiro a planta da solução e deixo no balde por alguns minutos.
As algas agora estarão mortas, pedaços visíveis podem ser facilmente removidos, esfregando as folhas entre os dedos e as plantas estão agora prontos para ir em seu novo lar..
Algumas plantas mais sensíveis poderão perder algumas folhas, mas quando colocados em um ambiente adequado (boa luz, nutrientes, etc), a planta em breve irá se recuperar rapidamente.
Como um bônus, o tratamento com a solução acima (mas talvez com mais de 3 minutos imersão) irá também eliminar os outros tipos de algas (Pithophora, Cladophora, Oedogonium, etc).
Plantas como crytocorine e anúbias pode fazer um tratamento de 4 minutos sem grandes prejuízos.
A água sanitária também pode ser usada para remover algas de outros objetos do aquário, incluindo rochas, filtro, difusores, peças e até mesmo cascalho. É claro que isto deve ser feito fora do tanque. Lavar tudo muito bem e não se esqueça de remover todos os vestígios de água sanitária.
Seu nariz vai ser um bom juiz.
Uma lavagem extra e secagem ao ar livre ainda é sugerido para grandes superfícies porosas ou itens como vasos de argila.

Nenhum comentário: