quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

- Montando um Iwagumi

O que é o Iwagumi ?

O Iwagumi é um estilo de jardim japonês, formado por rochas onde essas são o esqueleto do seu jardim. Normalmente são compostas de 3 pedras uma maior que é a principal, a segunda de um tamanho médio e a terceira a menor. O mais importante num Iwagumi é caprichar no layout das rochas começando assim as outras partes já facilitam bem.

O Começo

Em um Iwagumi deve se usar sempre um número ímpar de pedras de vários tamanhos, e deve consistir do mesmo tipo de pedra. Isto irá adicionar a continuidade e harmonia para fornecer um melhor layout.
Um dos aspectos mais difíceis do estilo Iwagumi é alcançar o equilíbrio visual por meio do paisagismo. Muitos seguem a “regra do triângulo de ouro” que divide o layout em três segmentos iguais de cima para baixo e de lado a lado. O ponto focal é o lugar onde as diferentes linhas verticais e horizontais cruzam.
Ao colocar um substrato um Iwagumi deve ter contorno e elevações de acordo com as rochas e sua visualização de layout.

Defina seu Hardscape

Eu recomendo ter pelo menos sete diferentes rochas para selecionar tente encontrar rochas que tenham caráter, os cantos e recantos que combine mais com que você imagina em seu layout seja detalhista.
Algumas das pedras mais populares são a utilização de pedra Seiryu-seki, Maten , ou Shou. Estas rochas são pedras excelentes para usar seu hardscape, mas o seu não se limita a esses tipos.

Seleção das Plantas

O Iwagumi deve dar-lhe um sentimento de tranquilidade e simplicidade, portanto um número limitado de espécies de plantas são utilizadas. Um paisagismo geralmente consiste de um primeiro plano como acicularis Eleocharis (hairgrass Anão), Glossostigma elatinoides e Hemianthus callitrichoides .
Já o fundo deve consistir apenas de uma espécie de planta e pode variar de acordo com a aparência que você deseja obter.

Fauna

Ao selecionar peixes você deseja ênfase simplicidade, harmonia e unidade entre a fauna e paisagismo. Também muitas espécies de peixes pode causar discórdia e caótico movimento aleatório entre os peixes, o que distrai o paisagismo.
Ao invés disso use uma única espécie de peixe de escolaridade para adicionar movimento fluido e contentamento para o paisagismo.  As espécies mais comuns utilizadas são tetras cardinal, tetras nariz Rummy, ou Rasboras Harlequin.
O camarão Caridina japonica (Amano Shrimp) são mais usados em aquários plantados e serve como um excelente limpador de algas. Seu pequeno tamanho e coloração ajuda a misturar bem com as plantas.  Outras variedades de camarões podem ser outras opções.
Enfim espero que com esse tópico possa ter ajudado muitos a construirem seu Iwagumi que considero uma das melhores técnicas para um aquário plantado.

Cuidados

Os cuidados será o mesmo de um aquário plantado. Não se esqueça de usar doses de CO2, de podar as plantas quando necessário e também de fazer as trocas parciais.
Com todas essas dicas você conseguirá montar o aquário de seus sonhos com facilidade.
Boa sorte!

Nenhum comentário: