terça-feira, 1 de março de 2011

- Se Preparando para Reproduzir

Existem duas coisas importantíssimas para uma boa reprodução: preparar um aquário de reprodução e os alimentos para os alevinos. Se o aquarista iniciante, quiser ter sucesso em reproduzir peixes ornamentais em cativeiro, deve primeiro se preparar sobre os dois parâmetros citados acima, fazendo uma boa pesquisa sobre a espécie, só ai, deve pensar em proporcionar o acasalamento aos peixes para obter sucesso em reprodução.

Como Preparar um Aquário de Reprodução :

Deve em primeiro lugar, pesquisar sobre a espécie que pretende reproduzir. Cada espécie tem suas peculiaridades de acasalamento, postura dos ovos ou nascimento, como se portam em relação aos ovos e alevinos, se cuidam ou devem ser retirados, para que não devorem os ovos ou toda a prole. Verificar se o aquário de reprodução deve ter plantas, se deve ter um substrato de areia ou cascalho ou não ter substrato algum, se o pH deva ser neutro, ligeiramente alcalino ou ácido, qual a temperatura ideal da água e etc. Apos a pesquisa, preparar o aquário o mais parecido com o habitat natural da espécie que se pretende reproduzir. Após o aquário estar montado e pronto, devemos deixar o mesmo descansar no mínimo uns 15 dias para a sua total aclimatação.

Preparar Alimentos Para Seus Alevinos :

Enquanto o aquário descansa, é hora de pensar nos alimentos e prepara-los. São bastante diversos os alimentos para alevinos, tais como: larvas de insetos, infusórios, artemias salinas, microvermes, pedaços de casca de frutas (banana por exemplo) e etc. A maioria dos alimentos, tanto dos peixes adultos como de alevinos, podem ser obtidos em casa, o que torna o custo muito baixo, pouco trabalho e o mais importante "um alimento natural".

 Dicas Uteis Num Aquário de Reprodução : Quando o aquário deve ter...

- Plantas Hidrófilas : em quase todos, são muito importantes, proporcionam esconderijos para os alevinos, em suas folhas tem algas verdes, que é um excelente alimento, para algumas espécies, as folhas são o local escolhido por inúmeras espécies para depositar os ovos, isto tudo sem falar na oxigenação da água.

- Substrato
: tanto pode ser de areia como de cascalho, isto irá depender da espécie que irá se reproduzir. Várias espécies escolhem um local no substrato, fazem uma limpesa e as vezes um buraco e ai depositam seus ovos. Para algumas espécies, devemos colocar algumas pedras grandes ou mesmo um pedaço de telha, sobre o substrato, pois é neste material que apos a limpesa do casal são colocado os ovos.

- pH : deve estar dentro do ideal exigido, para proporcionar e também induzir a espécie de peixe que se pretende reproduzir, ao acasalamento e postura dos ovos.

- Temperatura : O mesmo do PH, indução do acasalamento, postura dos ovos e sua eclosão.

- Iluminação : Quando o aquário possuir plantado, flores hidrófilas, a iluminação é indispensável, sem ela não haverá a fotossintese, pois se a mesma não for eficiente, podem aparecer as algas marrons e deteriorização da planta. Mesmo quando não houver plantas no aquário de reprodução, devemos ter uma luz tenue para os alevinos.

- Local : O aquário de reprodução, deve ser instalado em um local tranquilo, sem movimento de pessoas ou barulhos.

Comentario:

O intuito de construir esses textos são de muitos aquaristas (inclusive eu) não terem sucesso com a reprodução de seus peixes e depois de algum tempo querer desistir até mesmo do seu hobby... o que eu tenho à dizer é que não desistam logo no primeiro fracasso, fracasso este que na maioria das vezes se dá por falta de informação e pesquisa, pela pressa, e as vezes falta de amor e respeito a este hobby maravilhoso que é a aquariofilia. Os nossos rios, córregos, lagos e lagoas estão fadados a morrer pela ação do homem, a cada dia temos noticias de espécies extintas. Graças a Deus, podemos contar com os milhares de pesquisadores e aquaristas de verdade, que através de sua dedicação e amor, estão contribuindo com a preservação dos peixes ornamentais, reproduzindo-os.


Aquarismo

Nenhum comentário: