sábado, 12 de maio de 2012

Entendendo um Pouco do Carvão Ativado



O carvão ativado é um importante elemento na remoção de agentes presentes na água. Quando combinado com os filtros mecânicos, químicos e até skimmers, auxilia a total eliminação e maior transparência da água. Para conhecermos sua ação, vamos descobrir do que é feito. Os materiais mais utilizados na fabricação carvão ativado no Brasil são: madeira de pinus, acácia e principalmente a casca do coco. Para a fabricação do carvão ativado são necessários dois processos: processo de ativação fisica - a matéria prima é submetida a uma etapa denominada carbonização. Nessa peimeira etapa, são removidos a umidade e os materiais voláteis, aumentando-se a temperatura sob condições de pressão controlada. E então, em um segundo momento, são introduzidos agentes ativantes (normalmente ar, vapor ou gás carbônico) à temperatura de 800 a 1.000 ºC. Todo o processo resulta na formação de microporos e, consequentemente, na ativação do carvão. Após esse processo, o carvão ativado é submetidos a etapas subsequentes, como: resfriamento, peneiramento, lavagem, secagem, moagem, polimento e separação granulométrica. Posteriormente, o agente ativante deve ser removido pela lavagem do material. No caso específico do aquarismo, não é utilizado o ácido fosfórico, pelo fato de resíduos do íon fosfato permanecerem no carvão mesmo após a lavagem do produto final. Muitas pessoas têm em mente que o carvão ativado "ABSORVE" a química indesejave da água do aquário. Tal afirmação é falsa, pois a principal finalidade do carvão ativado é a adsorção.

Mas o que é adsorção? - Adsorção é a adesão de moléculas de um fluido a uma superficie sólida. O grau de adsorção depende da temperatura, da pressão e da àrea da superficie. Os sólidos porosos como o carvão são ótimos adsorventes.

Efeitos perceptiveis: água amarelada e cheiro desagradável são os principais sintomas de um aquário com problemas, decorrente de material organico dissolvido. A retirada desse material indesejável é fator importante para o bem-estar do ambiente aquático; por isso as introduções de sistemas filtrantes são muito importantes, mas não totalmente eficazes. A transparencia da água também dependerá da introdução de carvão ativado de boa qualidade. Com sua utilização, poderemos ter essa transparência em até 500 vezes em 72 horas. A utilização de carvão ativado em aquários, pela primeira vez, necessita de cuidados.

Recomendações e Orientações: o carvão de boa qualidade apresenta, na maioria dos casos, pouca quantidade de pó. Fique de olho! Carvões ativados para aquários devem estar em dois tipos de formatos, granulado ou paletizado. É importante verificar na embalagem se o fabricante indica a ausência dos íons nitrato e fosfato, principalmente os fosfatos. Caso o fabricante não informar, não é recomendável a utilização. Lembrar que somente o uso do carvão ativado não garantem em 100% a eficácia de uma água totalmente transpparente; as famosas trocas parciais (tpa's) em conjunto com o uso do carvão são muito importantes.



Fonte: Revista Aquamagazine

Nenhum comentário: